Comida de Natal
A bela celebração do Nascimento de Jesus é uma maneira de passar de momentos com as pessoas próximas e com os parentes, criando sensações que irão ficar por muito tempo. E quando o Natal está se aproximando, as pessoas assumem o planejamento do menu do feriado.
O Natal na América Latina é geralmente comemorado com as pessoas mais próximas. Os convidados sentam-se em uma mesa e desfrutam de uma festa deliciosa. Essas tradições são feitas em toda a cristandade, apesar de os menus mudarem em diferentes países.
Na véspera de Natal, vinte e quatro de dezembro, as pessoas se reúnem na mesa. Afinal, o que os entes queridos geralmente gostam na variedade de comida de Natal?
Definitivamente, o peru.
Os latino-americanos lembram e respeitam os costumes nacionais. Não para todos, mas para a maioria deles, o Natal é sinônimo da noção de “peru assado”. A comemoração na mesa deve, obrigatoriamente, incluir um crocante e perfumado peru, feito no forno ou grelhado.
Em muitas casas, o peru é substituído pelo suculento porco ou um frango crocante com laranja e alecrim. Durante a refeição, você pode ver outros pratos, como:
- Presunto
- Presunto de porco
- Purê de batata
- Molho de cranberry
- Torta de inhame
- Quiche de Abóbora
- Saladas
- Frutas frescas e secas
No final, eles servem um tradicional bolo de Natal. Hoje, eles são oferecidos prontos em muitos supermercados e com uma grande variedade. A marmelada, alguns pães de gengibre e waffles crocantes também são maravilhosas variações de sobremesas.
Os pratos abaixo são algumas tradições de Portugal, da Espanha, da Alemanha, da Itália e vários outros países da Europa. Porém, a refeição de Natal ficaria incompleta sem alguns dos pratos favoritos dos brasileiros, tais como:
- Peixe, cozido na grelha.
- Rabanada com especiarias, açúcar ou xarope.
- Farofa – um acompanhamento crocante feito com farinha de mandioca, preparado com carne, passas, frutas ou vegetais.
- Um prato de nozes é obrigatório em cada mesa.
- E várias comidas de Natal.
O menu brasileiro muitas vezes parece ser estranho, incomum para as pessoas de outra localidade. Uma incrível maneira para enriquecer nossa vida é mergulhar na cultura indígena e nos rituais. Essa época é um período muito especial para isso.